A convite do Centro de Formação LeiriMar, a nossa aluna Sophia Marinheiro, do 4ARA, estará no dia 26 de abril, online, pelas 14h30 a representar a nossa região, num diálogo informal com o senhor Secretário da Educação.
A escolha da aluna foi realizada após alguns alunos do 4ARA se terem voluntariado e termos procedido a uma votação secreta.
(atualização)
Foi, sem dúvida, uma experiência única!
A Sophia representou-nos muito bem e trouxe um TPC da parte do Secretário de Estado da Educação realizarmos uma reflexão conjunta (4ARA) e redigirmos um email com as nossas ideias e sugestões.
Aqui fica o resultado:
A nossa colega e amiga Sophia Marinheiro foi eleita por nós para nos representar na conversa informal tida com o Sr. Secretário de Estado da Educação João Costa, no passado dia 26 de abril. Após a mesma, transmitiu-nos o que sentiu , o que foi dialogado e as questões que ainda precisam de ser pensadas.
De seguida, realizámos uma reflexão conjunta (em turma) sobre os temas tratados dos quais destacamos, neste email, as ideias/ opiniões mais relevantes.
- foram anos muito confusos (falta de rotinas), agitados e que envolveram muita pressão;
- sentimos muito a falta dos amigos e dos professores, muitas saudades e solidão;
- houve ausência de matérias e conteúdos novos ( 1º confinamento);
- foram dias muito estranhos;
- foi mais difícil de aprender, havia muitas distrações no E@D (gatos, irmãos, TV…);
- sentimos raiva porque no início estávamos felizes por estarmos com a nossa família, mas depois a nossa família não estava connosco, estava sempre ocupada.
- os conteúdos de Dança;
- Educação Física (falta de espaço e do estímulo dos colegas);
- realizar leituras e interpretações de textos;
- os conteúdos do Inglês.
- a oralidade no Português;
- as Artes Visuais;
- o Estudo do Meio;
- a Matemática.
- seja feita uma revisão constante dos conteúdos essenciais do 4º ano, ao longo do 5º ano;
- haja um tempo para revisões (grupos entre pares de estudo – mentorias com horário estipulado);
- os programas sejam mais curtos para que haja tempo para aprendermos e pensarmos;
- aprendermos a realizar diferentes esquemas e a desenvolver estratégias de estudo interessantes;
- haja tempo extra para o estudo livre (com professores) para tirar duvidas;
- escola no verão – só se for com horário muito reduzido – duas manhãs por exemplo);
- colocar equipamentos digitais nas escolas, desde o 1º ciclo.
Sem comentários:
Enviar um comentário