segunda-feira, 26 de abril de 2021

Conversa informal com o Secretário de Estado da Educação João Costa

A convite do Centro de Formação LeiriMar, a nossa aluna Sophia Marinheiro, do 4ARA, estará no dia 26 de abril, online, pelas 14h30 a representar a nossa região, num diálogo informal com o senhor Secretário da Educação.



A escolha da aluna foi realizada após alguns alunos do 4ARA se terem voluntariado e termos procedido a uma votação secreta.

(atualização)

Foi, sem dúvida, uma experiência única!



A Sophia representou-nos muito bem e trouxe um TPC da parte do Secretário de Estado da Educação realizarmos uma reflexão conjunta (4ARA) e redigirmos um email com as nossas ideias e sugestões.


Aqui fica o resultado:

Boa tarde! 
Somos 21 alunos da turma 4ARA, da E.B. de Arrabalde, pertencente ao Agrupamento de Escolas D. Dinis de Leiria e gostaríamos de começar por agradecer a oportunidade de sermos ouvidos num assunto que a todos diz respeito, mas principalmente a nós: alunos.

A nossa colega e amiga Sophia Marinheiro foi eleita por nós para nos representar na conversa informal tida com o Sr. Secretário de Estado da Educação João Costa, no passado dia 26 de abril. Após a mesma, transmitiu-nos o que sentiu , o que foi dialogado e as questões que ainda precisam de ser pensadas.
De seguida, realizámos uma reflexão conjunta (em turma) sobre os temas tratados dos quais destacamos, neste email, as ideias/ opiniões mais relevantes.
 
Assim, quando questionados sobre o que sentimos durante os últimos dois anos letivos (ensino presencial e online) achamos que:
                       - foram anos muito confusos (falta de rotinas), agitados e que envolveram muita pressão;
                       - sentimos muito a falta dos amigos e dos professores, muitas saudades e solidão;
                       - houve ausência de matérias e conteúdos novos ( 1º confinamento);
                       - foram dias muito estranhos;
                       -  foi mais difícil de aprender, havia muitas distrações no E@D (gatos, irmãos, TV…);
                       - sentimos raiva porque no início estávamos felizes por estarmos com a nossa família, mas depois a nossa família não estava connosco, estava sempre ocupada.
 
Durante o E@D foi mais difícil aprender:
                       - os conteúdos de Dança;
                       - Educação Física (falta de espaço e do estímulo dos colegas);
                       - realizar leituras e interpretações de textos;
                       - os conteúdos do Inglês.
 
Durante o E@D foi mais fácil desenvolver:
                        - a oralidade no Português;
                        - as Artes Visuais;
                         - o Estudo do Meio;
                         - a Matemática.
 
Para a recuperação de aprendizagens propomos que:
                         - seja feita uma revisão constante dos conteúdos essenciais do 4º ano, ao longo do 5º ano;
                         - haja um tempo para revisões (grupos entre pares de estudo – mentorias com horário estipulado);
                          - os programas sejam mais curtos para que haja tempo para aprendermos e pensarmos;
                          - aprendermos a realizar diferentes esquemas  e a desenvolver estratégias de estudo interessantes;
                          - haja tempo extra para o estudo livre (com professores) para tirar duvidas;
                          - escola no verão – só se for com horário muito reduzido – duas manhãs por exemplo);
                          - colocar equipamentos digitais nas escolas, desde o 1º ciclo.
 
Agradecendo, uma vez mais, a oportunidade, e certos de teremos a Vossa melhor atenção, com os melhores cumprimentos,
 
Os alunos do 4ARA da E.B. de Arrabalde e a docente da turma Irina Andrade

Sem comentários:

Enviar um comentário

2023_2024 chegou...

Olá! É já amanhã que voltamos a ver-vos e a conhecer novos sorrisos... Estamos ansiosos!  Relembramos que a receção será das 9h00 às 12h00. ...